terça-feira, 15 de julho de 2014

Aplicar em debêntures incentivadas é muito arriscado?

Me perguntaram outro dia se aplicar em debêntures é arriscado.

Como todo investimento tem seu grau de risco. Em meus breves estudos é uma RF bem "enraizada". Tenho fugido de ações porém aceito bem o risco. A maior vantagem para mim é que a regra do jogo é mais clara ( mesmo que as vezes existam pegadinhas ). Em posts antigos coloco a minha carteira para quem tiver curiosidade.

[ Minha Carteira Debêntures Junho 2014 ]
http://financas-esquizofrenicas.blogspot.com.br/2014/06/debentures-junho-2014.html

Como não acredito em Papai-Noel faz uns anos, minha aposta é que a taxa básica esse ano sobe mais 0,25% ( ficando em 11% a.a). Para o ano que vem, creio, 12% a.a fácil. Logo acho que mesmo que a inflação caia, meu suado $$ estará protegido pois em geral as emissões tem parte fixa + variável IPCA.

No meu caso só comprei incentivadas do IR [ logo sempre ligadas a infra-estrutura ]. Tentei diversificar na medida do possível.

VANTAGENS - Risco calculado e as "vedetes" das incentivadas ( em geral infra-estrutura ) pelo governo com isenção de IR [BOM DEMAIS]. Existe liquidez mesmo que baixa. O prazo em geral é longo e pré-fixado ( em parte ) o que uma boa compra agora pode garantir anos de rendimento. Pagamentos de juros trimestrais, semestrais, anuais ou só no vencimento ( tem para todos os gostos ). Para os fãs do Tesouro Direto, vale simular a diferença do prêmio ao longo dos anos. A diferença vale o risco, na minha humilde opinião. Me atrai também que o pagamento de juros por períodos mais curtos do que o vencimento total garante uma parte líquida do valor para reaplicar em outro outro produto financeiro se julgar pertinente na época desses proventos.

DESVANTAGEM - A liquidez, porém, enxergo que se comprarmos com uma boa taxa em geral IPCA + PRÊMIO o risco já diminui substancialmente. Outro é o risco da própria empresa quebrar, porém em geral as garantias são bem razoáveis ( falando das de infra-estrutura ). Dependendo da emissão, podem antecipar o pagamento de juros ou valor total diminuindo o prazo, obrigando a trocar a estratégia de aplicação abruptamente.

DICA1: Tentar sempre comprar no lançamento ( assim você garantirá [ na maioria das vezes ] melhores rendimentos.

DICA2: Levadas as devidas proporções dá até para brincar de TRADER para quem compra nos lançamentos, dependendo da conjuntura econômica, você poderá até encontrar alguém disposto a comprar com ágio . Lembrando que a liquidez ainda é baixa no mercado secundário ( isso pode mudar), vejam os FIIs ( nos últimos anos tem melhorado bastante ).

Porém, infelizmente por vezes é exigido que você seja investidor qualificado para acessar algumas emissões de debêntures no lançamento.

Para isso você precisar ter 300K em aplicações, porém a CVM quer mudar a regra!

Matéria sobre INVESTIDOR QUALIFICADO
http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2014/04/28/cvm-quer-que-investidor-qualificado-tenha-mais-de-r-1-milhao-em-investimentos.htm

Coloquei uns links bacanas para quem quiser conhecer melhor.

Debêntures também estão pagando juros bem interessantes http://www.opequenoinvestidor.com.br/2013/10/debentures-tambem-estao-pagando-juros-interessantes/

Matéria Bacana ( Março 2014 )
http://brasileconomico.ig.com.br/ultimas-noticias/debentures-incentivadas-para-infraestrutura-demoram-a-deslanchar_139505.html

Comentário Justo e Pertinente do Mauro Halfeld ( Julho 2014 )


Bons Investimentos

2 comentários:

  1. Olá FE. Belo texto sobre as debêntures. O maior receio mesmo que vejo as pessoas terem é com a possibilidade de falência da empresa e a ausência de contra-partida de alguma garantia de recebimento dos valores caso isso realmente ocorra.

    Sobre a XPOM11, eu reuni alguns dados daquilo que havia lhe questionado. Dê uma olhada e veja se entendi de forma correta.

    O fundo XPOM11 possui participação (via ações PN) em uma usina eólica e uma pequena central hidroelétrica, sendo constituído sob forma de condomínio fechado e co prazo indeterminado. Ele distribui rendimentos duas vezes no ano (maio e novembro) e possui planejado um fluxo de distribuição crescente nos primeiros anos até o momento em que todo o dividendo das ações preferenciais acumulado é distribuído e o fluxo anual é estabilizado no patamar de IPCA + 7,5% a.a. (Na fase inicial esse dividendo não está sendo distribuído integralmente). Talvez por ser uma modalidade pouco conhecida tem um preço descontado, além de ter baixas taxas, e sem cobrar performance.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O XPOM11 é minha aposta do ano, é um produto híbrido e bem diferente do que temos habitualmente no mercado. Por ser diferente creio nesse preço descontado se deve a esse fator. O risco não me parece muito alto. Apliquei uma quantia pequena para abrir posição e pretendo aumentar. Quem conhece melhor esse produto é do amigo Blog Dividendos, segui sua posição e estratégia com esse produto. Porém me levo a acreditar que terei alegrias também. Abraços

    ResponderExcluir